[Tradução] 5 erros que você COM CERTEZA não faz no seu currículo, mas seus amigos sim

Esse texto é uma tradução. Clique aqui para ver o original.

Então, você sai da papelaria e vai pra casa. Chega com uma daquelas resmas de R$30 com papel de linho (coisa boa), pronto pra imprimir uma pilha de currículos.

Você abre o documento MeucurrículoVersãoFINALVerdadeira.docx e se prepara pra colocar o papel na impressora. Daqui a pouco, todos os contratantes vão ficar encantados com essa obra.

Beeeeeem… espera aí. Tá vendo o símbolo piscando na imagem ali em cima? Isso aí, para tudo. Antes de você gastar a tinta da impressora, precisa rever o seu trabalho e ter certeza de que o seu currículo não precisa de outra iteração.

…ah, quem eu tô enganando. O fato de você estar nesse site significa que o seu currículo é perfeito. Você já deve ter passado por pelo menos três estágios e tem uma vaga fixa só esperando por você. Não há preocupações, né?


Mas tem os seus amigos. Aquelas pessoas importantes para você – como tá o currículo delas? Você sabe muito bem que o seu currículo é um oásis no deserto, mas deveria ver se os seus amigos queridos têm um documento no mínimo apresentável.

Aqui vai cinco erros estúpidos e comuns, que resultam em um currículo bem bosta. Se algum de seus amigos faz isso, dá uma paulada na cabeça dele e o faça consertar! Vão te agradecer depois 😉

 

Não adaptar o currículo para a ocasião

Esse deve ser o erro mais cometido nos currículos ao redor do mundo. Por isso estou deixando-o como número 1.

Até as pessoas que têm currículos certinhos – que não cometem os erros listados abaixo – costumam errar aqui.

O que deveria acontecer toda vez que você se candidata a uma vaga:

  1. Você se interessa pela empresa por causa da atmosfera legal de trabalho, ótimos benefícios, o fato de você não ter um centavo no bolso, ou é a sua mãe que está gritando porque você ainda não tem um emprego.
  2. Você pesquisa a empresa e a indústria, e fica familiarizado com as duas.
  3. Então, adapta o seu currículo para que as experiências mais relevantes sejam vistas primeiro.

O que realmente costuma acontecer:


“Cara eu coloquei o meu currículo num site e me candidatei para umas 50 vagas. Vou ter um emprego com certeza..”

O problema é: as pessoas são preguiçosas e não gostam de trabalhar com detalhes.


Elas acham que jogar 50 currículos no ar é um trabalho bem feito. É como se, na cabeça delas, cada currículo enviado fosse um ponto, e que uma nota alta nessa atividade significasse muito esforço

Na verdade, você tem muito mais chance de ser contratado se a empresa consegue ver claramente que você está realmente interessado nela, e que você fez o trabalho direitinho.

Se você editar o seu currículo de forma que as suas experiências mais relevantes fiquem em destaque, deixando de lado aquelas que não interessam (sério, apaga o seu histórico de atendente do Burger King), eles vão saber que você não é um apostador.

Mesmo que o seu currículo seja ruim em todas as outras maneiras, personalizá-lo para cada vaga de emprego vai te ajudar demais. As pessoas gostam de ver que você realmente se importa com elas, e os contratantes não são diferentes.

Então, mesmo que você pare de ler esse artigo aqui, lembre-se dessa dica.

Descrever as tarefas do seu emprego anterior


Quase todos os que já me pediram para avaliar um currículo possuem uma característica em comum: eles colocam as suas experiências de empregos e listam as tarefas de cada um

Bleh.

Você acha mesmo que um contratante quer ler tudo o que você tinha fazer? Lógico que não.

“Ah, parece que o Jimmy tinha que lavar a louça e anotar os pedidos dos clientes. Parece uma graaaaaaaaaaaande responsabilidade – tenho certeza de que ele tem que vir para o nosso time” – isso nunca foi dito por nenhum contratante.

Tenho certeza de que você trabalhou muito no seu último emprego. Bom para você. Mas aqui vai uma novidade – o resto do mundo também.

Tipo, eu tinha que sair da cama e vestir as calças. Todo dia.

lifeofhardship

Deus do céu viver DÁ TANTO TRABALHO

Então, ao invés de listar as tarefas dos seus empregos anteriores, as expectativas, responsabilidades, etc, liste coisas que o contratante realmente vá se interessar.

Com isso, estou me referindo às suas conquistas. No final das contas, tem dois fatores que decidem o seu futuro profissional:

 

Seu carisma – ou seja, sua habilidade de fazer as pessoas ficarem do seu lado durante uma entrevista, reunião, etc.

Sua trajetória – aquilo que você já fez, provando que você sabe como fazer as coisas e tem o que oferecer

 

Você não tem como usar carisma demais num currículo, somente para fazer um design agradável – carisma é mais usado durante interações de verdade e cara-a-cara (e recomendações/apresentações de amigos em comum ajudam muito)

O seu histórico é que faz todo o trabalho. As suas tarefas só dizem o que era esperado que você fizesse; listar suas conquistas mostra para quem lê aquilo que você realmente fez.

Quanto mais conquistas e detalhes você listar, melhor. Isso ajuda o seu currículo a mostrar uma imagem sólida daquilo que você sabe fazer.

Se você criou um baita macro no Word que economizou 240 horas de trabalho para a empresa, anote isso. Se você já fez uma sugestão que foi usada e impediu a empresa de perder dinheiro, mencione isso.

Você tem que entender que um contratante é basicamente um instrutor olhando as estantes do supermercado, procurando aquilo que mais vai ajudar o seu time.

Você é um doce raro, ou um sem graça que só vai ser útil por pouco tempo? Pense nisso.

O quê? Você não tem como comprar doces raros? Parece que você ainda não achou a senha secreta do elevador onde eles estão, seu plebeu.



Colocar habilidades básicas/simples


Lembra a parte em que eu falei sobre carisma ali em cima?

Isso é para a entrevista, para interações de verdade.

Todas as suas habilidades simples – de comunicação, etc. – devem aparecer durante essas interações. Elas não devem ser listadas no seu currículo.

Aqui vai algumas “habilidades” que – juro, não tô brincando – eu já vi listadas em currículos:

  • Esforçado(a)
  • Pontual
  • Comunicativo
  • Microsoft Word e Powerpoint
  • Sempre lavo as mãos depois do banheiro

Ok, o 5º item eu que inventei. Sendo honesto, eu iria rir demais se visse um currículo com essa habilidade listada, e provavelmente contrataria a pessoa que tivesse escrito. Mas isso é só eu – não é algo que você deva fazer se for ter uma entrevista de emprego com outra pessoa.

Eu também incluí Microsoft Office nessa lista porque, vamos ser sinceros, isso deveria ser essencial!

Nós todos não tivemos aulas de Microsoft Office na 7ª série ou algo assim? Se não for nessa época, sei que a maioria dos calouros de faculdade tem uma aula dessas.

A questão é: a não ser que você esteja se candidatando para uma vaga em restaurante de fast food, você não deve ter que dizer que sabe Office. Era pra ser uma habilidade básica, e você deveria ter outras, mais especializadas, ocupando espaço no papel do seu currículo.

Ah, e se você estiver se candidatando para uma vaga em restaurante de fast food, sinta-se livre para colocar aquelas outras três habilidades no currículo. Provavelmente vão te ajudar nesse caso.

 

Não ter o seu site pessoal listado no topo


Currículos são coisas do passado. São chatos, ordinários, estagnantes. Depois que você entrega o seu currículo para alguém, não tem como mudá-lo. Se você fizer um trabalho incrível amanhã, o currículo de ontem não vai ter nada sobre isso.

Por isso, você precisa de um site pessoal.

Um site pessoal pode ser atualizado. Pode ficar do jeito que você quiser – a liberdade criativa é quase infinita. Sem contar que o fato de separar um tempo para aprender a construir um site é algo impressionante por si só, ainda mais quando a maioria das pessoas acham precisa ser um programador para fazer isso.

Se você ainda não tem um site pessoal, faça um. Não há desculpas. Eu até tenho um guia de construção de site que você pode usar para ir do início ao fim.

Agora, assumindo que você já tem um site, você realmente precisa colocar a URL no topo do seu currículo.


Ao fazer isso, a pessoa que está vendo o seu currículo pode se inteirar e ver a sua imagem profissional mais recente. Ele ou ela só precisa visitar o endereço disponível na parte de cima do documento.

Não se esqueça de incluir isso!

 

Seguir todas as regras

 

Em algum momento da sua faculdade, deve ter um curso que vá te ensinar como fazer um currículo (se você já não tiver).
Eles devem te passar vários detalhezinhos e truques que você deve lembrar e seguir à risca:

  • – O tamanho da fonte tem que ser 11!
  • – Tem que ser Times New Roman!
    – Tem que colocar seu nível de educação como “Bacharel em Ciências, <curso>, <ano>”!
  • – Coloque o seu segundo nome abreviado, soa mais profissional!
  • – Meninas, venham me ver depois da aula para uma oportunidade de pontos extras – mas só as loiras! (uh oh)

Se você seguir essas regras, o sucesso está garantido – não é?

Ai, ai…

Repitam comigo:
“Esse é meu currículo-fuzil. Tem muitos parecidos mas esse é meu…”

Vamos colocar em termos mais relevantes para sua vida como estudante. Quais professores você gosta mais:

– Aqueles que seguem o currículo do curso, ensinando o capítulos de acordo com o livro, obedecendo a todas as regras, ou…

 

– Aqueles que inventam suas próprias aulas, falam “porra” em sala, atendem o seu telefone quando ele toca e fingem que é a sua mãe, e te fazem construir catapultas mesmo que essas seja uma aula sobre negócios.

A questão é (como diria o presidente da sala), o ordinário é chato! É chato pra você, e é chato para quem contrata.

Os contratantes passam por pilhas e mais pilhas de currículos chatos e normais, que não costumam ser agradáveis de se olhar.

Se você tiver vontade de fazer um currículo com um design melhor, então faça. Quer ver o melhor currículo que eu já fiz? É esse, um que fiz de brincadeira para a minha amiga Hailey.

haileysresume
HAILEY GROSS – CAIXA E VENDEDORA DE ROUPA. COLUNISTA EXTRAORDINÁRIA. SUPER BOA EM ESCREVER E TAL. ÀS VEZES EU LEIO ALGUMA COISA. AMO O MEU CACHORRO.


Se fosse um contratante e visse isso, eu ligaria para ela. Sim, provavelmente pediria um currículo de verdade algum tempo depois, mas qualquer um que tenha a coragem de me mandar isso, tem a minha atenção.

Então fique esperto e continue prestando atenção aos sinais do meu corpo não fique seguindo a multidão em um mar de tédio.
Agora. Como eu já disse antes, tenho certeza de que você nunca fez nenhum erro desse tipo no seu currículo. Eu sei que nunca fiz. Eu nem cometo erros!

Porém, você deve ter um amigo ou amiga que vai começar a procurar estágio ou trabalho em breve. Então, se você quiser auxiliar essa pessoa, envie esse artigo! Pode ajudar a garantir uma vaga.

 

Publicado por

Elizabeth Pereira

Bacharel em Letras Inglês/Literaturas. Já trabalhei na área de Português para Estrangeiros e com tradução de textos e legendagem; tenho interesse pessoal em divulgar discussões sobre arte e produção na área de video games

Deixe um comentário